Entrevistas

Essa sessão é destinada a entrevistas feitas pela ZOOT Jr. com professores/pesquisadores da USP/FZEA ou profissionais que atuam na área da Zootecnia.
Abaixo seguem duas entrevistas feitas no ano de 2010, mas, em breve, novas entrevistas estarão disponíveis.


____________________________________________________________________________

ENTREVISTA I

Profª. Dra. Célia Regina Orlandelli Carrer




Formação:

Zootecnista, USP, 1983
Mestrado em Nutrição Animal, USP, 1990
Doutora em Biologia Vegetal, UNESP, 1996

Áreas de interesse:

Botânica
Fisiologia de plantas forrageiras
Forragicultura
Animais silvestres
Estrutiocultura
Educação Superior

Laboratório:

Didático de Ciências Ambientais (LACA)

Contato:

E-mail: recarrer@usp.br

Currículo Lattes:






1) Qual sua formação acadêmica, e áreas de interesse?

Profª Célia - Sou graduado em Zootecnia pela FMVZ/USP. Fiz meu mestrado em Nutrição Animal e Pastagens na ESALQ/USP e o doutorado em Biologia Vegetal na UNESP/Rio Claro.
Minhas áreas de interesse são fisiologia de plantas forrageiras, educação superior com enfoque nos cursos de graduação em Zootecnia e desenvolvimento sustentável.

2) Quais os projetos desenvolvidos por você atualmente?

Profª Célia - O principal projeto em desenvolvimento neste momento é o Portal dos Ventos, para o qual contamos com 5 bolsistas apoiados pelo Programa Aprender com Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.
Na área da educação superior, atualmente presido a Comissão de Ensino e Pesquisa da Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. Estamos estruturando a aplicação de um questionário analítico aos cursos de Zootecnia com o objetivo de subsidiar as discussões entre os coordenadores institucionais visando a melhoria da qualidade do ensino e as adequações às diretrizes curriculares.

3) Como é o projeto "Portal dos Ventos" (quando começou, como surgiu a idéia, qual o objetivo do trabalho) e como ele já beneficiou os produtores de Caiçara do Rio dos Ventos?

Profª Célia - Baseado nos princípios da extensão universitária o Projeto Portal dos Ventos é uma iniciativa da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos-USP, que atua desde maio de 2007 no município de Caiçara do Rio dos Ventos/RN, uma cidade que possui cerca de três mil habitantes, menor IDH do estado, além de problemas culturais por conta de uma história de repressão.
O projeto funciona com o apoio de estudantes de graduação, mestres orientadores e agentes da comunidade, com o objetivo de desenvolver ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e desenvolvimento humano, de forma autônoma e independente das políticas públicas, mas ao lado delas, propondo um modelo de base produtiva associativa e cultural sustentada por ações de pesquisa, extensão e interação sócio-recreativa.
O projeto visa valorizar a formação acadêmica de base humanística de nossos alunos, assim como, realizar atividades que auxiliem no desenvolvimento rural, econômico, cultural e social, tendo como principal foco, produtores, crianças e adolescentes.
Dentre as atividades que são desenvolvidas e que impactam positivamente na comunidade destacam-se:

Estimular a adoção de práticas inovadoras no manejo e recuperação do solo;

Capacitar tecnicamente a mão de obra local;

Realizar palestras educativas sobre o meio ambiente, tratamento de água, coleta seletiva, higiene pessoal, prevenção de doenças e sexualidade para a população;

Promover atividades recreativas com as crianças como cinema, práticas esportivas e leitura e promover oficinas de corte e costura e bordado para as mulheres da comunidade;

Buscar alternativas de beneficiamento dos produtos da região (couro, mel, acerola, carne, leite, etc.), a fim de agregar valor e ampliar o comércio destes;

Auxiliar na organização de cooperativas de produtores de pescado, mel e artesanato;

Analisar o potencial forrageiro das plantas da região;

Arrecadar materiais úteis para a população, como livros, roupas, ferramentas de trabalho e outros.

Fomentar a utilização da vagem de Prosopis juliflora D.C. (algaroba) na alimentação de ruminantes e também consumo humano, assim como o uso da Annona squamosa (pinha) na produção de doces e sorvetes;

Incentivar o associativismo rural;

Diagnosticar o pasto apícola numa região de caatinga;

4) O que é o projeto de lei 2824/2008 e o PL 1372/2003?

Profª Célia - Projeto de Lei n°1372/2003, propõe a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Zootecnia através de um desmembramento do Conselho Federal e Regionais de Medicina Veterinária, ao qual hoje o zootecnista deve ser filiado. Este PL é de autoria do Deputado Federal Max Rosenmann. Já tramitou pelas Comissões da Câmara dos Deputados com aprovação. Atualmente está em tramitação no Senado Federal, aguardando relatoria do Senador Eduardo Suplicy.
Projeto de Lei n° 2824/2008 é de autoria do Deputado Federal Zequinha Marinho. Propõe revogar a alínea C do artigo 2º da Lei 5.550/1968, vedando o exercício da profissão de zootecnista ao agrônomo e ao veterinário. Já tramitou pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados com aprovação. Neste momento está em discussão na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR).

5) Qual a importância destes projetos de lei para os zootecnistas? Qual a vantagem dessa mudança para os zootecnistas?

Profª Célia - Ambos os PL´s indicam claramente a maturidade dos zootecnistas após 44 anos de ensino superior de Zootecnia no Brasil e 40 anos de formação dos primeiros profissionais. Hoje já se somam mais de 20 mil zootecnistas formados e cerca de 18 mil graduandos distribuídos pelos 100 cursos de Zootecnia em funcionamento no país. Este contingente requer autonomia para arbitrar sobre as ações de fiscalização e promoção profissional, tribunal de ética e exercício dos zootecnistas, com a criação do seu próprio Conselho, conforme proposto no PL 1372. Com a evolução da ciência zootécnica, a complexidade e a exigência para o desenvolvimento das habilidades e competências desejadas ao Zootecnista permite afirmar que não é mais possível habilitar amplamente com a titulação da profissão de Zootecnista os Médicos Veterinários e os Engenheiros Agrônomos da atualidade, até mesmo como forma de promover para a Sociedade o melhor serviço que pode cumprir cada um destes grupamentos profissionais, todos eles com semelhante amplitude de papéis próprios. Este é o ajuste contemporâneo pretendido pelo PL 2824.


Célia Regina Orlandelli Carrer
Coordenadora do curso de Zootecnia
FZEA/USP


Equipe Zoot News
Miguel Machado (Gerente de Consultorias)
Thaila Fernanda de Moura (Diretora de Projetos Especiais)

Maio de 2010


____________________________________________________________________________

ENTREVISTA II


Prof. Dr. Marcus Antonio Zanetti



Formação:

Médico Veterinário, FMVZ/USP, São Paulo, 1976. Mestrado em Nutrição Animal, FMVZ/USP, Pirassununga, 1981. Doutor em Ciência dos Alimentos, FCF/USP, São Paulo, 1984. Pós-doutorado em Nutrição de Ruminantes, Universidade da Flórida, Gainesville/EUA, 1990. Livre-Docência em Nutrição Animal, FMVZ/USP, Pirassununga, 1990. Professor Titular em Nutrição Animal, FZEA/USP, Prassununga, 1996.

Áreas de interesse:

Nutrição Animal (ruminantes) Nutrição Mineral Biodisponibilidade Mineral

Laboratório:

Didático de Ciências Ambientais (LACA)

Contato:

E-mail: mzanetti@usp.br

Currículo Lattes:





1-) Quais os projetos que estão sendo desenvolvidos por você atualmente?

Professor Zanetti- Acabou de ser concluído um projeto: “Efeito de doses elevadas de cobre orgânico e inorgânico no metabolismo oxidativo de bovinos Nelore” Os resultados foram bastante interessantes, tendo sido obtido uma redução significativa no nível de colesterol na carne e também uma diminuição nos ácidos graxos saturados e o consequente aumento dos ácidos graxos insaturados. Também foi obtida uma diminuição na oxidação da carne, propiciando um aumento na sua vida útil (tempo de prateleira). Em um outro trabalho semelhante que realizamos, os resultados foram parecidos, só que com bovinos Brangus, este é o primeiro trabalho com a raça Nelore. Ambos os trabalhos foram teses de doutorado na FZEA.
Tem um trabalho (pós-doutorado) em andamento, na fase de análise de laboratório: “Adição de ácidos graxos insaturados e selênio em rações de vacas e efeito na composição do leite e no perfil lipídico de crianças que ingeriram o leite” Este trabalho é o único que temos notícia de ter envolvido diretamente a zootecnia e a nutrição humana e indiretamente a veterinária e a engenharia de alimentos!
Há um projeto que está iniciando agora, com três bolsistas graduandos em zootecnia: “Suplementação mineral de precisão para em bovinos do campus de Pirassununga”. A proposta é realizar suplementação mineral de precisão, mediante levantamento da composição dos solos e das pastagens do campus e formulação de suplementos minerais específicos.
Há dois projetos que estão para serem implantados, um com desmame precoce de bezerros e um com minerais orgânicos visando reduzir a poluição ambiental.

2) Qual a área de atuação do Zootecnista no mercado de trabalho em relação à suplementação mineral (ou nutrição animal em geral)?

Professor Zanetti - A área de nutrição sempre foi um campo importante de atuação do zootecnista. Atualmente a proporção de zootecnista aumentou com relação aos demais profissionais que atuam na área. Isto se deve não somente ao aumento no número de profissionais, mas também na melhor qualificação. Os principais empregadores são as fábricas de rações e de suplementos minerais e a atuação do profissional vai desde a responsabilidade pela fabricação das rações e suplementos até o pecuarista, principalmente na assistência técnica e/ou de vendas. Com o acirramento da concorrência, as fábricas estão diversificando e até mesmo personalizando os produtos, e para
tanto, é de fundamental importância que haja uma orientação técnica adequada, o que em muitas vezes constitui-se no grande diferencial...

3) Em sua opinião o que falta para um para o aluno ser um bom profissional no mercado de trabalho?

Professor Zanetti - Tem sido comum uma pressão para redução de carga horária das disciplinas dos cursos de graduação, sob os mais variados argumentos. Isto geralmente acaba dificultando o oferecimento de aulas práticas. Mesmo nas disciplinas que possuem carga horária adequada para aulas práticas, muitas vezes o aluno sai da faculdade sem conhecer a realidade do mercado. A única forma de sanar esta deficiência é a realização de atividades extra-curiculares tais como: estágios, visitas técnicas, cursos, palestras, dias de campo etc. Infelizmente não é raro o aluno chegar ao último ano sem ter feito praticamente nada na área, aí já é muito tarde. Uma outra atividade de grande importância é a Iniciação Científica. Em um passado não muito distante, era raro as empresas contratarem profissionais com mestrado e uma das justificativas era que no mestrado o aluno era preparado para “dar aula e fazer pesquisa”. Atualmente este conceito mudou, inclusive tem muitas empresas que dão clara preferência para quem tem mestrado e não raro doutorado. Como o zootecnista muitas vezes é responsável até mesmo pelo desenvolvimento de produtos, se ele não tiver um mínimo de conhecimento de experimentação ele irá enfrentar enormes dificuldades. Ele não conseguirá nem mesmo orientar um “teste” que é comumente realizado em fazenda para comprovar a eficácia do produto da sua empresa em relação às demais (isto é extremamente comum!). Uma iniciação científica BEM FEITA pode ajudar muito...

4) Qual é a maior (maiores) dificuldades encontradas pelo profissional no mercado?

Professor Zanetti - Uma das grandes dificuldades é aplicar na prática o conhecimento teórico adquirido na faculdade, e a outra é a falta de atualização. Por melhor que seja um curso, ele jamais irá prever todas as situações que o aluno encontrará na prática, deste modo, ele terá que ter a capacidade de fazer “a leitura” adequada da situação e encontrar a solução. O problema é que geralmente o aluno se atém apenas ao que o professor fornece na aula, não fazendo a complementação necessária e o que é pior, não aprendendo onde buscar as informações para quando depois de formado fazer as atualizações necessárias. O que agrava a situação é a crescente falta de interesse durante a graduação e também a “preguiça de pensar” que o aluno tem...

5) Quais as perspectivas para o mercado de trabalho do Zootecnista?

Professor Zanetti - Com a necessidade crescente de produção de alimentos de origem animal, que geralmente leva à intensificação da produção, com adoção de alta tecnologia, a perspectiva é muito boa. Um outro fator importante é a racionalização da produção, ou seja, um grande número de produtores já percebeu que sem a adoção de técnicas zootécnicas adequadas ele não sobreviverá.

Equipe Zoot News
Priscila Santa Rosa (ex-Presidente – Gestão 2010)
Gisele Pereira da Silva (ex-Vice-Presidente - 2010)
Abril de 2010